quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O antes e o depois de uma placa de circuitos impresso

Qual as vantagens de se lavar uma placa de circuitos impresso?

Anteriormente eu postei uma matéria a respeito dos problemas ocasionados pela poeira acumulada nas placas de circuitos impressos e sobre a possibilidade de que estas sejam lavadas para evitar novos defeitos ou que o aparelho retorne à eletrônica pelo mesmo motivo que o levou antes. 

Hoje, no entanto, eu estou postando umas fotos que indicam uma espécie de antes e depois de uma placa de circuito impresso de uma televisão de 29 polegada, o que vale para qualquer outra, inclusive para a placa de outros aparelhos.   

Fotos retiradas antes da placa ser lavada:






Fotos retiradas depois da placa ser lava:








Com estas imagens já dar para perceber o quanto é importante fazer a limpeza de uma placa de circuito impresso, pois isso garante o bom funcionamento do aparelho posteriormente.

Neste caso, o que eu fiz foi colocá-la dentro de uma bacia grande com águe e sabão em pó e depois de algum tempo, uma duas horas, eu enxaguei e coloque de molho em água limpar para garantir que não ficasse resíduo de sabão.

Lembrando que sem o fly-back a placa fica pronta para ser reutilizada apenas com uma tarde de sol, porém se for lavada com o fly-back vai necessitar de um dia inteiro de sol para garantir que não fique umidade nos potenciômetros de foco e screen, o que pode danificá-lo.

É importante ressaltar que algumas placas são muito sensíveis e podem descascar, remover a tinta das trilhas, se ficar de molho por muito tempo em água com sabão em pó. 

É preciso saber o tempo certo de cada uma delas;  na dúvida opte por detergente neutro em vez de sabão em pó, pois o detergente não tem essa propriedade de remover a tinta protetiva do circuito impresso.  

Outro fator importante é que depois de fazer a limpeza da placa deve-se remover toda a pasta térmica existente nos circuitos integrado, transistores e dissipadores de calor e colocar uma nova. Isso vai evitar um sobreaquecimento desses componentes e a consequente queima. 

Então é isso!

Um abraço e bom trabalho!

Volte sempre, e caso tenha alguma sugestão ou uma nova dica pode postá-la no espaço de comentários, para dividi-las com os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário