sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Notebook não carrega o sistema e apaga a tela

CONSERTO. NOTEBOOK. POSITIVO. NÃO CARREGA O SISTEMA. APAGANDO A TELA.

Olá,

Esta semana minha filha ganhou um Notebook Positivo, cor branca, com defeito, e pediu para eu dar uma olhada para ver se ainda tinha conserto.

Segundo a pessoa que deu o Notebook para ela, o aparelho estava com muito tempo parado, pois ela havia levado para o conserto e não foi resolvido o problema, por isso ela tinha desistido de consertá-lo.

Defeitos apresentados:

a) ao ligar, o Notebook não conseguia carregar o sistema (Windows 7) e quando isso acontecia ele desligava-se alguns minutos depois.

b) quando o Notebook conseguia carregar o sistema e funcionar por um pouco mais de tempo, ao selecionar uma pasta e dar dois cliques para abri-la, em vez de abrir a pasta selecionada, abria-se outra.

c) depois de algum tempo funcionando o Notebook apagava a tela e não mais retornava, para voltar ao “normal” era necessário desligá-lo e esperar pelo menos duas horas. Depois disso poderia ligá-lo novamente que ele votava a acender a tela novamente.



Solução dos problemas

O primeiro passo tomado para solucionar o problema foi certificar-me de que o processador e as memórias estavam funcionando, sem problema, sem defeito. Isso foi fácil de constatar, visto que o Notebook funcionava, embora intermitente, indicando que a memória e o processador estavam funcionando.

O segundo passo foi desmontá-lo, retirar a placa mãe e colocá-la de molho em água com detergente, pôr umas duas horas.

O terceiro passo foi enxaguar a placa e colocá-la para secar, durante a tarde inteira.

O quarto passo foi montá-la, limpar e substituir todas as pastas térmicas, inclusive colar onde não havia.
Ao ligar o Notebook ele funcionou, porém apresentou os mesmos defeitos relatados acima, ficando claro que alguma peça estava com defeito e causando o todos esses problemas.

O quinto passo foi formatar o disco rígido, preservando os documentos do usuário, e ao fazer isto, quanto precisou selecionar a linguagem percebi que ela não fixava, ficava mudando sozinha. Retirei o teclado e parou de mudar sozinha. Então coloquei um teclado externo, formatei e o aparelho funcionou normalmente. É clara que depois tive que substituir o teclado.


O porquê dos defeitos apresentados

Como eu disse numa postagem anterior, muitos problemas em equipamentos eletrônicos são causados e provocados por sujeira no seu interior que se acumulam ao longo do tempo. 

Isso se agrava mais ainda quando o aparelho é utilizado em sala com ar refrigerado, o qual faz com que a umidade do ar se acumule no interior do aparelho formando uma espécie de lama grudenta.

Essa sujeira quando gruda na placa, principalmente em alguns componentes de funcionamento crítico, como memória, chipset, microprocessador etc, causa alguns problemas como os apresentados, inclusive funcionamento irregular e baixo desempenho.



O que eu fiz foi eliminar a causa dos problemas e substituir o teclado que deu defeito também por causa de acúmulo de sujeiras com umidade acumulada no seu interior.

Lembrando que em alguns casos você pode lavar o teclado também. Coloque o teclado de molho em água com sabão em pó ou detergente por umas duas horas e depois coloque de molho em água limpa por mais uma hora, depois é só pôr no sol por durante o dia inteiro. Às vezes isso resolve.


Espero que com essas dicas eu possa ajudar algum de vocês a resolver problemas como os acima mencionados.


Um abraço e obrigado pela visita à nossa página. Volte sempre!


Até, mais!

CORREÇÃO!

Eu disse antes que havia substituído o teclado, de início sim, mas eu lavei o teclado defeituoso e depois de secá-lo coloquei de volta no lugar e funcionou perfeitamente.

A Dona do Notebook economizou o valor de um teclado novo, pois eu havia colocado outro no local, antes, apenas para testar se realmente este era a causa do defeito apresentado, e era mesmo!

Assim, como o teclado que estava com defeito, depois de lavado e secado, funcionou, então ela não precisou mais comprar um novo.

Que sorte!

O Notebook depois de lavado, inclusive o gabinete também, ficou novinho em folha, e melhor, sem precisar trocar nenhuma peça. 


     
   






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário