sábado, 20 de setembro de 2014

Como descobrir a voltagem de um transformador quando este está queimado

COMO FAZER OS CÁLCULOS DE UM TRANSFORMADOR

Prometi que íamos descobrir qual a voltagem de um transformador queimado quando não sabemos qual é.
Para isso vamos utilizar as informações passadas na dica anterior, sobre como fazer os cálculos de um transformador.
Vejamos a figura abaixo.
Em primeiro lugar, para descobrir a voltagem de um transformador desconhecido, temos que desenrolar e contar quantas voltas de fio ele possui no secundário. Devemos desenrolar e conferir as voltas do secundário porque são menos e o fio é mais grosso, portanto melhor de desenrolar sem quebra-lo.
Digamos que você encontrou os seguintes valores ao medir os pontos entre “A” para “B” e de “B” para “C”,
AB = 2,1cm
BC= 2,6cm
Então, o segundo passo é fazer os cálculos e encontrar o valor de FM (fator multiplicativo), uma vez que você já possui a quantidade de voltas que o transformador possui, depois é só dividir a quantidade de voltas encontrada pelo valor de FM, o resultado desta divisão é a voltagem do transformador desconhecido. Então fica assim:

FM = (2,1 x 2,6 x 266,4) : (10.000)  
FM = 1454,544 : 10.000
FM = 6,87 (este é o valor de FM, fator multiplicativo)

Digamos que você tenha encontrado 98 voltas no secundário e que este tinha dois enrolamentos com a mesma quantidade de voltas. Então você vai dividir os 98 por 6,87 e o resultado encontrado é a voltagem do seu transformador. Fica assim:
98 : 6,87 = 14,26 ou (14 volts)

14 volts é a voltagem de saída do seu transformador e como ele possui dois enrolamento no secundário então a voltagem é de 14v + 14v. 

Viu como é fácil!

Então vamos construir o transformador novo, começando do zero, uma vez que você já possui o valor de FM, que é de 6,87, vamos arredondar este valor par 6,9.

6,9 x 127v = 876 voltas no primário, para uma voltagem de 127v
6,9 x 220v = 1518 voltas para um transformador com entrada de 220v.
6,9 x 14v = 97 voltas, para um transformador com saída de 14v.
6,9 x 12v = 82 voltas para um transformador de 12 volts na saída.
6,9 x 9v = 62 voltas para um transformador de 9 volts na saída.
6,9 x 6v = 41 voltas para um transformador de 6 volts na saída

Casa o transformador seja 6v + 6v é só fazer dois enrolamentos e juntar as extremidades do meio CT (tomada central). Da mesma forma faça com os demais.

E para o transformador de 110/220 é só fazer dois enrolamentos e juntar as extremidade do centro. Lembrando que neste caso o fio de 220 é mais fino que o de 110. O porquê disso e como escolher o fio apropriado nós veremos numa outra oportunidade.

Espero ter ajudado.

Obrigado, um abraço a todos e voltem sempre!





10 comentários:

  1. Se puder me contate no email actm@yahoo.com. Possuo alguns transformadores e gostaria de esclarecer algumas duvidas. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,
      eu já não trabalho mais com eletrônica, mas você pode especificar as suas dúvidas que se eu souber terei o maior prazer em ajudá-lo.
      Desde já eu lhe agradeço pela visita a nossa página e pelo comentário.

      Excluir
  2. Ola Lourival.
    tenho um transformador e gostaria de comprar outro mas não sei qual tensão de saída, não entendi direito como fazer o calculo. aquelas dimensões A<B e B<C são medidas de qual parte do transformador? obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fialho, os fios do transformador são enrolados numa espécie de carretel, como um tubo de linha, só que quadrado. As medidas são das extremidades dessa bobina ou carretel, conforme o desenho. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. O complicado é ter que desenrolar os transformadores, seria mais pratico utilizar uma lampada em serie com um dos enrolamentos e verificar o brilho em um e no outro medindo com o multimetro na saida. A lampada em serie é a resistencia que impedirá a queima do enrolamento em caso de alimentacao invertida e tensao acima do suportado.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe! mas não entendi como no calculo vc achou 6,87

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma lida nesse texto, vai te ajudar:
      http://bizudicasdedefeito2.blogspot.com.br/2014/09/como-rebobinar-um-transformador.html

      Excluir
    2. Eu multipliquei o lado "A" pelo lado "B", pequei o resultado e multipliquei por 266,4. Em seguida dividir o resultado dessa multiplicação por 10000.

      Os números 266,4 e 10000 são números fixos utilizados pelos fabricantes de transformadores para calcular a quantidade de voltas para cada enrolamento. FM é o fator multiplicativo, ou seja, é o número que você vai utilizar para multiplicar pela voltagem que você quer e o resultado é corresponde a quantidade de voltas de fio no enrolamento, conforme o exemplo apresentado no texto.

      Excluir
  6. Desculpe-nos, Lourival, mas também não entendi como você chegou ao resultado de 6,87 do FM. Também não entendi de onde veio o valor 266,4. Se pudesse esclarecer ficaríamos certamente agradecido.

    ResponderExcluir
  7. Eu tive a mesma dificuldade após fazer o cálculo do corpo do trafo multiplicado por 266,4 na hora da divisão. A divisão deve ser invertida da fórmula apresentada. Na verdade seria 10.000 ÷ (valor da multiplicação). Dessa forma se atinge o valor certo do FM.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário